Metodologia ativa e o ensino de fisiologia cardíaca = um estudo de caso = Active methodology and the teaching of cardiac physiology: a case study



Trabalho

Ano: 2017

Tipo: Dissertação

Agência fin.: CAPES

Grau: Mestrado

Disciplina: Fisiologia Oral

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Programa: Mestrado em Odontologia

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Cardozo, Lais Tono

Orientador: Fernanda Klein Marcondes


Assunto: Aprendizagem,Ensino,Jogos educativos,Fisiologia,Quebra-cabecas,Learning,Teaching,Educational games,Physiology,Puzzles


Resumo: Resumo: As metodologias ativas são consideradas estratégias úteis de aprendizado, pois favorecem a autonomia do aluno, despertando a curiosidade e estimulando as tomadas de decisões. Como opção de metodologia ativa de ensino, jogos educacionais podem aumentar o interesse e a retenção de conhecimento, além de estimular a habilidade dos alunos para resolução de problemas. Para o ensino de fisiologia cardíaca, foi desenvolvido o quebra-cabeça do ciclo cardíaco, que tem sido utilizado nas aulas de fisiologia cardiovascular, no curso de Graduação em Odontologia da FOP ¿ UNICAMP. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do uso do quebra-cabeça no aprendizado sobre fisiologia cardíaca. Alunos e alunas do segundo semestre do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba ¿ UNICAMP (n = 62), com idade entre 18 e 25 anos, foram divididos em 2 grupos: Controle e Jogo. Os 2 grupos assistiram a quatro aulas e realizaram a atividade com o jogo na aula 2. Na aula 1, o grupo Controle teve uma aula teórica de duas horas, sobre fisiologia cardíaca, abordando as características especiais das células cardíacas, descrição detalhada do ciclo cardíaco, e a relação entre as características especiais do coração e as fases do ciclo cardíaco. O grupo Jogo teve uma aula teórica de 50 minutos, sobre os mesmos tópicos abordados na aula do grupo controle, excluindo a descrição do ciclo cardíaco e relação entre as características especiais do coração e as fases do ciclo cardíaco. Na aula 2, o grupo Controle fez um teste (perguntas para avaliação do aprendizado) antes da atividade com o quebra-cabeça do ciclo cardíaco, e o grupo Jogo respondeu às mesmas perguntas após a atividade com o jogo educacional. O grupo controle fez a atividade com o quebra-cabeça, logo após o teste. Ao resolver o quebra-cabeça, os alunos descreveram o ciclo cardíaco, relacionando os conceitos de morfologia cardíaca com a sua fisiologia. Na aula 3, todos os alunos participaram de uma discussão geral sobre ciclo cardíaco, a fim de sanar suas dúvidas. Na aula 4, os alunos fizeram uma prova da disciplina em que se insere o tema fisiologia cardiovascular. Para avaliar a aprendizagem, comparamos o número de acertos e erros no teste, e as notas obtidas nas questões sobre fisiologia cardíaca que faziam parte de uma prova da disciplina, entre os grupos Controle e Jogo (Teste t de Student, p < 0,05). No teste, o grupo Jogo apresentou menor número de erros (2.74 ± 0.42) e maior nota (7.20 ± 0.22), em comparação com o grupo Controle (5.62 ± 0.68, 5.51 ± 0.35, respectivamente). Na prova, aplicada após ambos os grupos terem utilizado o quebra-cabeça, não houve diferença nas notas obtidas pelos grupos Controle (8.93 ± 0.40) e Jogo (9.12 ± 0.33), nas questões sobre fisiologia cardíaca. Estes resultados mostraram um efeito positivo do quebra-cabeça sobre o aprendizado dos alunos sobre fisiologia cardíaca, em relação aos alunos que não o utilizaram. Além de melhorar o aprendizado sobre fisiologia cardíaca, o jogo ajudou-lhes a compreender e relacionar as características morfológicas do coração a sua fisiologia


Abstract: 'Abstract: The active methodologies are considered useful strategies of learning, because they favor the autonomy of the student, arousing the curiosity and stimulating the making of decisions. As an option for active teaching methodology, instructional games can increase interest and retention of knowledge, as well as stimulating students ability to solve problems. For the teaching of cardiac physiology, the "cardiac cycle puzzle" has been developed, which has been used in the cardiovascular physiology classes of the Undergraduate Course in Dentistry of Piracicaba Dental School - University of Campinas in Piracicaba. The aim of this study was to evaluate the effect of using a puzzle to learn about cardiac physiology. Students of the second semester of the Dentistry course of Piracicaba Dental School - UNICAMP (n = 62), aged between 18 and 25 years, were divided into 2 groups: Control and Game. The 2 groups attended four classes, performing the activity with the game in the class 2. In Class 1 the control group had a two-hour theoretical class about cardiac physiology, approaching the special characteristics of cardiac cells detailed description of the cardiac cycle, and the relation between the special characteristics of the heart and the phases of the cardiac cycle. The Game group had a theoretical class of 50 minutes, on the same topics covered in the class of the control group, excluding the description of the cardiac cycle. In class 2, the Control Group did an assessment exercise before an activity with the cardiac puzzle, and the Game Group answered the same questions after the above-mentioned activity. The Control group did the activity with the puzzle immediately after the assessment exercise. While solving the puzzle, the students had to describe the cardiac cycle by relating the concepts of heart morphology and physiology. In class 3, all the students participated in a general discussion about the cardiac cycle, in order to solve their doubts. In class 4, all the students passed an exam of the subject in which cardiovascular physiology is included. In order to evaluate the learning, we compared the number of correct answers and errors in the test, and the notes obtained in the questions about cardiac physiology that were part of a test of the discipline, between the Control and Game groups (Student¿s-t test, p < 0,05). In the assessment exercise, the game group presented a lower number of errors (2.74 ± 0.42) and higher score (7.20 ± 0.22) in comparison with the control group (5.62 ± 0.68, 5.51 ± 0.35). In the academic exam, applied after both groups had used the puzzle, there was no difference in the score obtained by the Control (8.93 ± 0.40) and Game Groups (9.12 ± 0.33) in questions about cardiac physiology. These results showed a positive effect of the puzzle on students learning about cardiac physiology, when compared with those not using it. In addition to improving learning about cardiac physiology, the game helped them understand and relate the morphological characteristics of the heart with its physiology,\$aFisiologia Oral,\$aMestra em Odontologia,\$a33003033003P6,\$a2011/50419-2,\$aCAPES,\$aFAPESP'


Referência: CARDOZO, Lais Tono. Metodologia ativa e o ensino de fisiologia cardíaca: um estudo de caso = Active methodology and the teaching of cardiac physiology: a case study. 2017. 1 recurso online (54 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em:

Tags: